In incêndio atingiu as instalações da Cinemateca Brasileira na madrugada desta quarta-feira, 3 de fevereiro. Localizada na zona sul de São Paulo, no bairro Vila Clementino, a instituição é vinculada à Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. O foco do incêndio foi um dos galpões que compõe o conjunto da Cinemateca e segundo informações dos bombeiros, parte do acervo foi atingida. Ao menos uma câmera foi destruída pelo fogo, porém, a dimensão do prejuízo ainda não pode ser determinada.
Por volta das 6h30 da manhã o fogo já havia sido controlado e permanecia apenas o trabalho de rescaldo contra pequenos focos. Segundo os bombeiros, não há registro de vítimas.
Duas exposições estão sendo atualmente exibidas na Cinemateca, uma sobre ícones dos anos 70 e outra sobre o cinema nacional contemporâneo. A Cinemateca Brasileira apresenta um dos maiores acervos sobre cinema da América Latina, com cerca de 200 mil rolos de filmes, entre longas, curtas e cinejornais. A instituição possui também um amplo acervo documental formado por livros, revistas, roteiros originais, fotografias e cartazes.
Este é o segundo incêndio que atinge instituições culturais em São Paulo em menos de dois meses. Em dezembro do ano passado, o Museu da Língua Portuguesa foi parcialmente destruído pelo fogo.
Fonte: G1